NOTÍCIAS

NOTA DE REPÚDIO

 

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO BRASIL -  e suas entidades estaduais, em especial a ABRAÇO – RS, vem através desta manifestar seu total e completo repúdio à atitude da Associação Riograndense de Emissoras de Rádio e Televisão Comunitárias – ARACOM, representada oficialmente por seu presidente Lauro Pacheco. O ato aqui é motivado pela distribuição de um spot, por parte da ARACOM, encaminhado pela assessoria do deputado gaúcho Darcísio Perondi (PMDB), em que ele defende a Reforma da Previdência.

A ABRAÇO BRASIL entende que é seu dever primar por uma comunicação plural, independente e democrática. E é por este motivo que não cabe defender a retirada de um direito tão importante quanto a Previdência Social. Darcício Perondi é um dos parlamentares que mais deram e dão sustentação ao golpe, que tirou uma presidente eleita do poder, mas que, acima de tudo, vem arrancando do povo pobre algumas conquistas históricas, tais como direitos trabalhistas.

Cabe ainda ressaltar que as rádios comunitárias são instrumentos feitos para e pelo povo. É lá que sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais, entre outros grupos sem voz têm espaço garantido para dialogar com seus públicos. Ao contrário da mídia hegemônica, que promove a desinformação da população brasileira, são elas que tem resistido neste cenário de total autoritarismo.

Portanto, não é tarefa nossa dar voz a nada que venha deste grupo que se apropriou indevidamente do poder e que mente para lá se manter. Perondi não conta para seus eleitores – inclusive na peça que a ARACOM está distribuindo – que os agricultores não vão mais se aposentar (já que eles terão que contribuir por 15 anos para acessar a aposentadoria), que a classe trabalhadora poderá receber um benefício menor que o salário mínimo. Sequer deixa claro quem são os “privilegiados” mencionados na matéria - "Para deputado Darcísio Perondi, quem votar contra a Reforma da Previdência estará contra o Brasil e a favor dos privilégios".

Nosso compromisso é dizer em “alto e bom som” (ainda que isso deponha contra os usurpadores do poder) que “privilegiados” são aqueles que se aposentaram aos 53 anos de idade recebendo R$ 30 mil – caso do golpista Temer. Ou os políticos, que seguem a mesma cartilha, isto é, se apropriam do Estado sem escutar a população.

Por fim, a ABRAÇO NACIONAL, juntamente com todas as ABRAÇOS ESTADUAIS, pedem que jamais essa peça publicitária (de mau gosto) – nunca jornalística – seja rodada na programação das rádios comunitárias do país. Não nos calaremos e, tampouco, nos cansaremos de denunciar quem quer destruir o Brasil, como faz os conglomerados de comunicação, que há anos prestam um desserviço ao povo brasileiro, já que são pautados única e exclusivamente pelo lucro.

 

DIREÇÃO ABRAÇO BRASIL
DIREÇÃO ABRAÇO RS

EDITAL DE RETIFICAÇÃO DO CONGRESSO ESTADUAL DA ENTIDADE

 
 

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba – Abraço-PB, lança o Edital nº 02/2017, retificando o Edital nº 01/2017, que versa sobre o seu VII Congresso e dispõe de outros assuntos conforme a seguir:  

Edital 01-2017 - retificação.pdf (224917)

ABRAÇO PARAÍBA REALIZARÁ CONGRESSO ESTADUAL DA ENTIDADE

 
 
A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba – Abraço-PB, lança o Edital nº 01/2017, pertinente a realização do seu VII Congresso e dispõe de outros assuntos conforme a seguir:

 

01 - Fica convocado o VII Congresso para o dia 18 de novembro de 2017, que terá lugar no Auditório do Centro público em Economia Solidária (ECOPARAÍBA), situado no Bairro do Varadouro, em frente ao Banco do Brasil. O início está previsto para 07:30h e término às 19:00h que será regido pelos dispositivos descritos no presente Edital. 

 

Edital VII Congresso Abraço PB.pdf (340038)

ABRAÇOS BRASIL E PARAÍBA REALIZAM SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE RÁDIOS COMUNITÁRIAS E CONVERGÊNCIA DIGITAL

 
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS DO BRASIL e da PARAÍBA, realizaram o Seminário Nacional sobre Rádios Comunitárias e a Convergência Digital, entre os dias 25 e 27 de agosto em João Pessoa na Paraíba.
 
Foto: Seminário Nacional de Rádios Comunitárias e a Convergência Digital
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
O evento contou com apoio do CPCC, através da Rádio Comunitária Voz Popular e do Ponto de Cultura Voz da Periferia da Comunidade São Rafael, INCUBES da UFPB, Rádio Lagoa FM, Prefeitura de Lagoa de Dentro, IFPB através da Coordenação de Extensão, Casa Pequeno Davi, Rede de Educação Cidadã, AMAZONA, Gabinete do Vereador Marcos Henriques e do Restaurante Aquários.
 
As palestras e oficinas foram realizadas no Centro Padre Juarez Benício (CEJUBE) em Gramame, através de parceria com a Secretaria de Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária da Paraíba (SESAES-PB) e Secretaria de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado (SEDH).
 
Todo o Seminário foi transmitido AO VIVO pela Rádio Comunitária Voz Popular, através do Site do CPCC, que também fez a cobertura fotográfica do evento, além da alimentação dos participantes que contou com a contribuição da equipe da Rádio Comunitária Lagoa FM. As mesas podem ser assistidas pelos links abaixo:

Na página do Ustream do CPCC: https://www.ustream.tv/channel/radcom-voz-popular
Na página do Youtube do CPCC: https://www.youtube.com/user/radcomvozpopular
Na página do Facebook do CPCC: https://www.facebook.com/abracobrasil/
 
Estiveram presentes 11 ABRAÇOS estaduais e mais de 30 emissoras de todo o país, além de representantes de outros movimentos sociais como a CONTAG e de Universidades do Rio Grande do Sul e de Goiás, além da UFPB e IFPB.
 
O seminário contou com uma programação, muito intensa e eclética, para que a ABRAÇO BRASIL, pudesse começar a refletir sobre suas ações e pensar um planejamento estratégico da instituição e consequentemente das emissoras filiadas em todo o Brasil.
 
No DIA 25, pela manhã houve a mesa de abertura do seminário que contou com a participação do Presidente Nacional da ABRAÇO BRASIL, Geremias Santos, a Presidenta da ABRAÇO PARAÍBA, Rosangela Santos, o Vereador Marcos Henriques, Rosemey representando a SEDH do Estado da Paraíba e a mediação de Agnaldo Vasconcelos.
 
Foto: Mesa de Abertura do Seminário Nacional de Rádios Comunitárias e a Convergência Digital
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
Logo em seguida houve a Mesa “Rádios Comunitárias e a Convergência Digital”, Palestrante Profº Dr. Joabson Nogueira mediador Geremias Santos. Está mesa trouxe as questões técnicas do sistema de convergência digital e como as rádios comunitárias serão impactadas com o novo sistema.
 
Foto: Mesa Rádios Comunitárias e a Convergência Digital Comunitárias e a Convergência Digital
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
Na parte da tarde ainda com as ótimas contribuições do Joabson Nogueira e mediação de Geremias Santos, houve a Mesa “Rádios Comunitárias e as Novas Tecnologias”, que trouxe as ferramentas que as emissoras comunitárias podem usar para melhora e ampliar suas ações junto aos territórios e aos seus ouvintes.
 
Foto: Mesa Rádios Comunitárias e as novas Tecnologias
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
A noite do primeiro dia marcou também as comemorações do aniversário de 21 anos da ABRAÇO BRASIL, comemorado pelos radialistas presentes com muita festa e orgulho pela luta travada durante anos pela instituição e pelos homens, mulheres, jovens, adultos, crianças e idosos, radialistas comunitários de todo o Brasil envolvidos na luta pela democratização da comunicação.


Foto: Comemoração dos 21 Anos da ABRAÇO BRASIL
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
No segundo dia o evento contou com a Oficina “Um olhar para as Rádios Comunitárias a partir do Método CANVAS”, Palestrante Profº Dr. Alysson Régis e Mediação do Radialista Comunitário Agnaldo Vasconcelos, trazendo para os comunicadores presentes no evento uma discussão importantíssima que é a melhoria da gestão organizacional das emissoras comunitárias e das ABRAÇOS Estaduais e Brasil.
 
Foto: Mesa Um Olhar para as Rádios Comunitárias a partir do Método CANVAS
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
A tarde teve a Oficina “Fortalecimento Institucional das OSC”, Palestrantes Dorival Fernandes e Joelma, que mostram como vem sendo executado na Paraíba e no Ceara o projeto de fortalecimento institucional das organizações e a campanha “Quando o Povo se junta, o Pode se espalha”, que passará a ser veiculada nas emissoras filiadas a ABRAÇO Brasil a fora, buscando trazer mais pessoas para contribuírem dentro das RADCOM.
 
Foto: Oficina Fortalecimento Institucional das OSC
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
A noite foi marcada por um momento importante para o movimento e para a democracia, pois foi realizada a Entrega da Carta do Movimento de Rádios Comunitárias ao Ex Presidente Lula, que esteve em caravana pela Capital da Paraíba, onde recebeu o Título de Cidadão Pessoense e várias homenagens dos movimentos sociais.
 
Foto: Entrega do Título de Cidadão pessoense a LULA
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
E encerrando o seminário no terceiro dia houve a viajem para a Cidade de Lagoa de Dentro para a realização da “Vivência da RADCOM Lagoa FM e do Banco Comunitário Lagoa com uso da Moeda Social TINTIM”, onde os participantes do evento puderam conhecer uma experiência de economia solidária executada e gerida por uma Rádio Comunitária, que vem contribuindo com o fortalecimento institucional e econômico da emissora.
 
Foto: Intercâmbio a Cidade de Lagoa de Dentro
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
 
Ainda na Cidade de Lagoa de Dentro no Restaurante Portal da Lagoa, houve a palestra do representante da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Paraíba Antônio Sobreira, que trouxe a discussão do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), e como ele irá atuar de forma significativa a partir de agora no dialogo entre as OSC e o poder público, neste momento também estiveram presentes representantes da Prefeitura de Lagoa de Dentro e o Vereador da Cidade Kamaff.


Foto: Dialogo sobre o MROSC com Antônio Sobreira da SECULT PB
Fonte: Arquivo RADCOM Voz Popular
 
As fotos do Seminário, já estão disponíveis na página do Flickr do CPCC, no link: https://flic.kr/s/aHsm1PS1r1

 

ABRAÇO REALIZARÁ SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE RÁDIOS COMUNITÁRIAS E CONVERGÊNCIA DIGITAL

 
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS DO BRASIL e da PARAÍBA, realizarão Seminário Nacional sobre Rádios Comunitárias e a Convergência Digital, entre os dias 25 e 27 de agosto em João Pessoa na Paraíba.
 
Banner do evento
O evento que contará com apoio do CPCC, através da Rádio Comunitária Voz Popular e do Ponto de Cultura Voz da Periferia da Comunidade São Rafael, INCUBES da UFPB, Rádio Lagoa FM e prefeitura de Lagoa de Dentro, IFPB e será realizado no Centro Padre Juarez Benício (CEJUBE) em Gramame, através da da parceria com a Secretaria de Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária da Paraíba (SESAES-PB).
 
Já estão confirmadas 15 diretores estaduais da ABRAÇO BRASIL, além de representantes da CUT Nacional, além de representantes de outras organizações que também estão pautando o tema da democratização da comunicação. Estão sendo esperadas mais de 50 emissoras comunitárias de todo o País para o evento aqui em João Pessoa.
 
O evento terá seus principais momentos transmitidos AO VIVO, pelo site da ABRAÇO PARAÍBA e outras emissoras participantes.
 
Brevemente a ABRAÇO estará divulgando a programação completa no site da instituição na Paraíba, no link: https://abracopb.webnode.com/.

 

ABRAÇO PARAÍBA REALIZA ENCONTRO SUB REGIONAL DE FORMAÇÃO DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA NA CIDADE DE LAGOA DE DENTRO.

 

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária da Paraíba (ABRAÇO-PB), realizou no último sábado dia 10 de outubro de 2015, na Cidade de Lagoa de Dentro o ENCONTRO SUB REGIONAL DE FORMAÇÃO DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA.

 

Foto: Mesa de Abertura do Encontro Sub Regional da ABRAÇO PB

Fonte: Arquivo do Ponto de Cultura Voz Da Periferia

 

O encontro reuniu na Escola Estadual Getúlio Vargas, 08 Rádios Comunitárias das Cidades de Lagoa de Dentro, Duas Estradas, Jacaraú, João Pessoa, Sertaozinho e Pirpirituba além da Diretoria Estadual da ABRAÇO-PB.

 

O encontro discutiu o contexto atual das rádios comunitárias na Paraíba e no Brasil e qual o papel dos dirigentes e comunicadores comunitários do movimento.

 

Estiveram presentes também a INCUBES-UFPB e pessoas que participaram para conhecer o movimento de RadCom no Estado, como foi o caso de Cicero Gregório (Legal), que prestigiou o evento.

 

Durante o evento Agnaldo Silva da RadCom Lagoa FM, fez uma fala sobre a importância dos membros das Radcom de não perder sua ideologia, segundo ele: "Nunca esqueçam que somos uma rádio, alguns nos tratam como um comunicador qualquer, eu poderia estar em qualquer grande meio de comunicação pelo Estado, seja pela minha capacidade, seja pelos meus contatos, somos bons e precisamos fazer as pessoas do movimento entender isso, não podemos perder nossas origens".

 

Foto: José Moreira apresentação a Conjuntura atual da RadCom pelo Brasil

Fonte: Arquivo do Ponto de Cultura Voz da Periferia

 

O encontro ainda discutiu a sustentabilidade das RadCom, a nova norma que está sendo discutida para o apoio cultural nas radcom, além da situação de cobrança feita pelo ECAD as emissoras comunitárias. Outra pauto do evento foi à crise política que assola o país atualmente é como os meios de comunicação comunitária devem se colocar nesta discussão.

 

O encontro terminou com um almoço em um dos cartões postais da Cidade de Lagoa de Dentro.

 

As fotos do encontro podem ser vistas em nossa página do Flickrs do CPCC no link: fotos do encontro

 

 

RÁDIO NORDESTE FM REALIZA FORMAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DA EMISSORA 

 

A Associação de Moradores e Agricultores do Bairro do Nordeste (AMARBN) que é a entidade gestora da Rádio Comunitária Nordeste FM, realizou no último sábado dia (14)  de março, a primeira capacitação de 2015 da emissora comunitária.

 

 

A equipe de comunicadores e operadores de áudio da RADCOM, diteveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história das rádios comunitárias e objetivos da mesma, tiveram uma formação sobre uso de equipamentos e programas de automação e edição de áudio, para que possam cada dia mais melhorar a programação e qualidade da emissora.

 

As fotos da formação podem ser vistas no link a seguir: www.facebook.com/media/set/?set=a.768959719890001.1073741842.620213071431334&type=1&pnref=story

INCUBES-UFPB E ABRAÇO PARAÍBA, REALIZAM FORMAÇÃO SOBRE CRIAÇÃO E USO DE SITES GRÁTIS PARA RÁDIO COMUNITÁRIA DA CIDADE DE LAGOA DE DENTRO

 
A Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB) realizou no último dia 28 de Fevereiro na Cidade de Lagoa de Dentro interior da Paraíba, através do Projeto PROEXT RÁDIO em parceria com a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária da Paraíba (ABRAÇO-PB), uma Formação em Criação e uso de Sites Grátis.
 
Foto: Vice Coordenador do Proext Rádio Daniel Pereira Facilitando a Oficina
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB
 
O Projeto PROEXT RÁDIO projeto que vem sendo realizado pela INCUBES desde 2012, em parceria com a Rádio Comunitária Voz Popular da Comunidade São Rafael e a ABRAÇO-PB, atua na formação de comunicadores e comunicadoras comunitários, através de oficinas de uso e montagem de equipamentos, elaboração de roteiros, legislação de radiodifusão comunitária, uso de software livre e sites grátis.
 
Foi usado na formação com os comunicadores da Rádio Comunitária Lagoa FM, a Plataforma “WEBNODE”, leve e prático para criação de sites gratuitos na rede, uma ferramenta bastante útil para iniciantes e profissionais da área de programação.
 
Foto: Testando a plataforma WEBNODE
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB
 
Estas formações já aconteceram na região metropolitana de João Pessoa, nas Comunidades de São RafaelTimbóCitex e Roger e através da parceria com a ABRAÇO-PB aconteceu pela primeira vez numa cidade do interior.
 
A INCUBES esteve realizando a formação através do Vice Coordenador do Projeto Daniel Pereira que é responsável pela parte de formação em educomunicação e radiodifusão comunitária.
 
Segundo Daniel Pereira, "Através do PROEXT RÁDIO, estamos promovendo autonomia para estas emissoras comunitárias, através de capacitações que qualificam e melhoram suas ações em cada rádio comunitária, está parceria com a ABRAÇO-PB ajuda neste sentido, pois, possibilita atuar de fato com as emissoras comunitárias do Estado, a exemplo daqui a Rádio Comunitária Lagoa FM".
 
As fotos da formação já podem ser vistas na página do Facebook do CPCC no link: https://www.facebook.com/CPCCRADCOM/media_set?

 

FONTE: BLOG DO CPCC  cpccsaorafael.blogspot.com.br/

INCUBES-UFPB E ABRAÇO PARAÍBA, REALIZAM FORMAÇÃO SOBRE EDIÇÃO DE ÁUDIO COM SOFTWARE LIVE PARA RÁDIO COMUNITÁRIA DE DA CIDADE DE LAGOA DE DENTRO

 
A Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB) realizou no último dia 11 de Janeiro na Cidade de Lagoa de Dentro interior da Paraíba, através do Projeto PROEXT RÁDIO em parceria com a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária da Paraíba (ABRAÇO-PB), uma Formação em Edição de Áudio com Software Livre.
 
Foto: Daniel Pereira mostrando as funcionalidades do Audacity
Fonte: Rádio Comunitária Lagoa FM
 
O Projeto PROEXT RÁDIO projeto que vem sendo realizado pela INCUBES desde 2012, em parceria com a Rádio Comunitária Voz Popular da Comunidade São Rafael e a ABRAÇO-PB, atua na formação de comunicadores e comunicadoras comunitários, através de oficinas de uso e montagem de equipamentos, elaboração de roteiros, legislação de radiodifusão comunitária e uso de software livre.
 
Foto: Oficina realizada na Escola Estadual da Cidade
Fonte: Rádio Comunitária Lagoa FM
 
Foi usado na formação com os comunicadores da Rádio Comunitária Lagoa FM, o Software Livre "Audacity", programa leve e prático de edição de áudio que pode ser uma ferramente bastante útil para iniciantes e profissionais da área de edição.
 
Estas formações já aconteceram na região metropolitana de João Pessoa, nas Comunidades de São Rafael, Timbó, Citex e Roger e através da parceria com a ABRAÇO-PB aconteceu pela primeira vez numa cidade do interior.
 
A INCUBES esteve realizando a formação através do Vice Coordenador do Projeto Daniel Pereira que é responsável pela parte de formação em educomunicação e radiodifusão comunitária.

Foto: Equipe da INCUBES em entrevista a Rádio Comunitária Lagoa FM
Fonte: Arquivo da INCUBES
 
Segundo Daniel Pereira, "Através do PROEXT RÁDIO, estamos promovendo autonomia para estas emissoras comunitárias, que através destas capacitações se qualificam e podem melhor ainda mais suas ações em cada rádio comunitária, a parceria com a ABRAÇO-PB ajuda neste sentido, pois, nos possibilita atuar de fato com as comunitárias, como é o caso aqui da Rádio Comunitária Lagoa FM".

 

 

As fotos da formação já podem ser vistas na página do Facebook do CPCC no link: www.facebook.com/CPCCRADCOM/media_set?set=a.431268780355308.1073741927.100004165680513&type=3&uploaded=46

ABRAÇO PARAÍBA, ASDP E ESSOR BRASIL PROMOVEM OFICINA DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NO SÍTIO MOCAMBO EM PATOS.

 
Aconteceu no último dia 27 de agosto de 2014, no Sítio Mocambo na Cidade de Patos, sertão da Paraíba, uma oficina sobre Comunicação Comunitária, promovida pelas Ongs ESSOR BRASIL, ASDP e ABRAÇO-PB.
 
Foto: Oficina na Sade da Associação do Sítio Mocambo
Fonte: Arquivo do CPCC
 
A oficina teve como objetivo despertar o interesse pelo tema no Sítio Mocambo que já tem equipamentos de FM Comunitária e espera a concessão do Ministério das Comunicações para começar a funcionar e ajudar no desenvolvimento do sítio e consequentemente da cidade de Patos, onde fica a sede da rádio.
 
O momento da oficina foi facilitado por Rosangela Santos, Coordenadora Geral da ABRAÇO-PB, que também faz parte da equipe da ESSOR BRASIL e Daniel Pereira Diretor de Operações do CPCC e que também e diretor de Comunicação Institucional da ABRAÇO-PB.
 
Foto: Rosangela Santos e Daniel Pereira facilitando a oficina
Fonte: Arquivo do CPCC
 
A oficina contou com um público de aproximadamente 50 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos do Sítio Mocambo que participam da Rádio Comunitária, Associação do Sítio e do PROJETO MOVENDO CIDADANIA, desenvolvido pela ESSOR BRASIL em vários estados do Brasil.
 
Foto: Público da Oficina Comunicação Comunitária
Fonte: Arquivo do CPCC
  
Após a oficina os membros da rádio comunitária ficaram bem animados e com mais vontade ainda para ingressar no movimento de RADCOM no Estado, através da ABRAÇO-PB, segundo Francisco, fundador da radcom, "agora queremos nos filiar a ABRAÇO para poder ter mais conhecimento sobre o que estamos fazendo e ter tanto suporte técnico quanto jurídico, para não cometermos erros”.
 
Foto: Educadoras do Projeto Movendo Cidadania, Equipe da RADCOm Mocambo e Coordenadores da ABRAÇO-PB
Fonte: Arquivo do CPCC
 
Os membros da rádio também receberam um presente dos facilitadores, O LIVRO O RÁDIO E A MUDANÇA COMUNITÁRIA, que conta a história das rádios comunitárias através da Rádio Comunitária Voz Popular da Comunidade São Rafael.
 

 

 

 

ABRAÇO PARAÍBA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DECENTRALIZADA DE 2014

 

    A Reuniao da Executiva da ABRAÇO-PB, aconteceu no último dia 01 de abril de 2014 (terça-feira), as 14h00min, a fim de discutir varias estratégias para o Movimento de Rádios Comunitárias no Estado da Paraíba, dentre elas: fortalecer a atuação das rádios filiadas nas quatro regiões de atuação da ABRAÇO-PB (Zona da Mata, Sertão, Agreste e Borborema).

 

    A caravana saiu de João Pessoa as 7h00min da manhã para aproveitar e fazer uma série de visitas as rádios filiadas daquela região. Durante o trajeto foram visitas as Rádios Comunitárias Alvorada FM da Cidade de Jacaraú.

Stúdios da Alvorada FM

Foto: Daniel Pereira

 

    A Radcom Litoral FM da Cidade de Pedro Régis.

 

Stúdios da Litoral FM

Foto: Daniel Pereira

 

    A Radcom Lagoa FM da Cidade de Lagoa de Dentro, onde os membros da comitiva aproveitaram para saborear um belo almoço oferecido pelos dirigentes da radcom Agnaldo e sua esposa Neumam.

Stúdios da Lagoa FM

Foto: Daniel Pereira

 

    A Radcom Nossa Voz da Cidade de Duas Estradas, onde a Coordenadora Geral Rosangela Santos, aproveitou o espaço para conceder uma entrevista ao vivo na programação da rádio.

Stúdios da Nossa Voz

Foto: Daniel Pereira

 

    E por último a Casa da Cultura em Guarabira onde aconteceu a 1ª Reunião Decentralizada da nova Coordenação Executiva da ABRAÇO-PB.

 

    Durante a reunião foi feita a elaboração do plano de ação da instituição que tinha como pauta as Formações Técnicas e Politicas, que serão realizadas durante todo o ano de 2014 e a filiação das novas Radcoms á Abraço-PB. Outro ponto de discussão, foram os encontros com coordenadores de Comunicação, Cultura e Gênero, que estão acontecendo e que irá gerar a construção de um plano de ação paras estas coordenações.

 

    E como ponto final foram discutidas as atividades de visibilidade do Movimento de Rádios Comunitárias que a ABRAÇO-PB, irá realizar nas regiões com foco na maior visualização e fortalecimento das ações da Radcom locais.

 

Casa da Cultura

Foto: Daniel Pereira

 

    Link da fostos: www.facebook.com/daniel.pereira.5055233/media_set?set=a.616668598403868.1073741849.100001822006489&type=1

 

 

 

RADIALISTA COMUNITÁRIA ROSANGELA SANTOS É HOMENAGEADA DURANTE A "I EXPOSIÇÃO MULHERES CONTRUINDO UMA CIDADE SUSTENTÁVEL"

 

    A Coordenadora Geral da ABRAÇO-PARAÍBA, ROSANGELA SANTOS foi uma das homenageadas durante a abertura nesta quarta-feira (26), no Ponto de Cem Réis, da "I Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável". 

    O evento, que aconteceu até a sexta (28), foi organizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) de João Pessoa, dentro da programação do mês de Afirmação da Cidadania das Mulheres – Março/Mulher, a ABRAÇO-PB foi uma das parceiras na realização da Exposição, juntamente com o Centro Popular de Cultura e Comunicação que estava em um estande da exposição mostrando as ações desenvolvidas na Comunidade São Rafael, entre as ações expotas estavam a Rádio Comunitária Voz Popular da Comunidade Sâo Rafael, o Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico, a Padaria Comunitária São Rafael e o Projeto 2014 Por Uma Copa Solidária. 

    A abertura do evento contou com a presença da primeira dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, que recebeu uma homenagem das artesãs pelo trabalho que vem executando a frente do Programa Municipal "João Pessoa Artesã". “Fiquei emocionada e ao mesmo tempo feliz em presenciar vários trabalhos de qualidade feitos pelas mulheres locais. Isso demonstra o profissionalismo de todas em levar adiante a nossa cultura. Valorização e sustentabilidade são fatores essenciais para que as mulheres sejam mais valorizadas e respeitadas em todos os setores”, frisou Maísa. 

    Socorro Borges, secretária da SEPPM, explicou que a proposta da iniciativa é fortalecer a temática de gênero dentro do terceiro setor, viabilizando ações econômicas, políticas e culturais, que incidem diretamente na qualidade de vida das mulheres. “Dentro de um contexto geral, a intenção é fomentar debates sobre o direito das mulheres. Essa é uma forma de reunir as artesãs da Capital na perspectiva de geração de renda e autonomia econômica junto ao projeto João Pessoa Artesã”.

    Entre as homenageadas nesta quarta estavam a secretária da SEPPM, Maria do Socorro Borges; Nadja Palitot, Coordenadora do Procon Municipal; Maria das Dores, integrante da Rede de Educação Cidadã; Rosângela Santos, Diretora Geral da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária da Paraíba; Carolina Vieira, da Associação de Deficientes e Familiares (Asdefe) e Susana Monteiro, que é a artesã mais antiga de João Pessoa.

 

    Outras matérias: radiozumbijp.blogspot.com.br/2014/03/radialista-comunitaria-recebe-homenagem.html

www.joaopessoa.pb.gov.br/maisa-cartaxo-e-homenageada-durante-abertura-da-i-exposicao-mulheres-artesas/

REUNIÕES ESPECÍFICAS

 

    A ABRAÇO-PB informa que nos dias 14, 18 e 20 aconteceram as reuniões com as coordenações específicas de Formação (Neuman Rodrigues), Finanças (Agnaldo Vasconcelos), Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Juliana Gomes),  Jurídica (Thiago Menezes), Mobilização e organização (José Moreira Silva) e geral  (Rosangela Santos) para definir as ações principais a serem desenvolvidas no fortalecimento das Rádios Comunitárias  na Paraíba.

 

Att;

        A Coordenação.

ABRAÇO PB PROMOVE PRIMEIRO PLANEJAMENTO DA NOVA DIREÇÃO

    A nova diretoria da ABRAÇO/PB, eleita no VI Congresso Estadual que aconteceu em fevereiro do ano em curso, realizou a primeira reunião ordinária no dia 01 de março de 2014 (sábado). Na ocasiao, foram planejadas várias ações que estão previstas para acontecer neste ano.
 
    Dentre estas, acontecerão dois encontros de formação para as rádios comunitárias filiadas na Paraíba, quatro assembleias das macrorregiões no Sertão, Borborema, Agreste e Zona da Mata e a participação de quinze delegados/as, representantes de das rádios comunitárias da Paraíba, no Congresso da Abraço Nacional em Brasília o final de maio.
 
    Além disso, foi construído o calendário anual das reuniões com a executiva estadual que acontecerão todas as primeiras terças-feiras de cada mês.